sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

NTSB Alerta quanto ao uso do ELT





"Armed" For Safety (Emergency Locator Transmitter issues)

 

Segue um rápido resumo do NTSB Safety Alert: “Armed” for Safety: Emergency Locator Transmitters, cabe ressaltar que a leitura completa do alerta é de fundamental importância e o link está disponível. O Alerta: - “Armed for Safety (Emergency Locator Transmitter issues)”,alerta para a verificação do ELT, que o mesmo esteja conectado e armado, garantindo assim que opere corretamente quando necessário. Cita alguns exemplos de acidentes em que o ELT não funcionou de forma correta e aponta algumas medidas que devem ser tomadas para garantir um bom funcionamento do equipamento.


O PROBLEMA

O NSTB reforça que o ELT é um equipamento de fundamental importância para a rapidez no auxilio as operações de busca e salvamento, seu correto funcionamento pode salvar vidas de pilotos, passageiros e minimizar os riscos que estão sujeito as equipes de busca e salvamento durante as operações.
O Alerta também aponta que aproximadamente 180000 aeronaves da aviação geral estão equipadas com ELTs  que transmitem em 121.5 MHz, que são menos eficazes que os que transmitem em 406 MHz. Apenas 38000 são equipados com transmissores de 406MHz.


ACIDENTES

NTSB identificou que em muitos acidentes que foram investigados, alguns ELTs não estavam  armados, os mesmos se encontravam na posição ¨off¨, também foram encontrados ELTs destacados das aeronaves, o que os tornavam inoperantes, atrasando as operações SAR, custando a vida de tripulantes, passageiros e expondo à riscos as equipes de resgate.
O Alerta cita 3 acidentes como exemplo em que o o ELT não funcionou corretamente.  


O  QUE PODE SER FEITO POR PILOTOS, PROPRIETÁRIOS E EQUIPE DE MANUTENÇÃO PARA MINIMIZAR OS ERROS?

  • Assegurar que o ELT esteja apropriadamente instalado e armado na aeronave.
  • Seguir corretamente as recomendações do fabricante.
  • Assegurar uma correta fixação.
  • Lembrar que ELTs fixados nas aeronaves por fixadores que em seu mecanismo utilizem Velcro estão suscetíveis a folgas e desalinhamentos durante a instalação e inspeção. Além disso, as tiras de retenção podem degradar com o tempo, devido ao desgaste, vibração, temperatura ou contaminação. Não contendo assim adequadamente o ELT durante um acidente.
  • Considerar o uso do  406-MHz-ELT, que o NTSB  recomenda ser mandatório devido a maior eficácia e capacidade de fornecimento da identificação da aeronave, assim como outras informações. 

Leitura Recomendada:  Registro do ELT 406 MHz junto ao DECEA 
 



VOE COM SEGURANÇA!

André Phelipe Lima
Equipe Segurança da Aviação Civil

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