sábado, 1 de fevereiro de 2014

Federal Air Marshal: A última defesa contra o terrorismo


    

     Os Federal Air Marshal são agentes federais disfarçados como passageiros comuns que tem como função serem a última linha de defesa contra o terrorismo nos Estados Unidos, cada um deles possui permissão para levar uma arma carregada e dar voz de prisão a outros passageiros, em último caso eles possuem permissão para matar.
     Por razões de segurança o número exato de agentes é mantido em segredo, bem como a sua escala de voo, além disso ninguém tem conhecimentos de qual dos passageiros é um oficial desfaçado ou até mesmo se realmente existe um policial embarcado naquela aeronave.
     O programa Air Marshal foi iniciado em 1962 após um pedido do então presidente John F. Kennedy par a FAA (Federal Aviation Administration’s), e se deu inicialmente com somente 18 voluntários, e com o passar do tempo seu papel nos voos foi aumentando ano à ano, apesar da importância do programa nessa época foi somente em 2001 após os atentados ao World Trade Center que os Marshal começaram a ser mais utilizados nos voos internacionais, em agosto de 2013 estimava-se que existiam em torno de 4000 agentes e que eles estejam presentes em cerca de 5% dos voos internacionais.
     Por mais estranho que pareça os Sky Marshal não são utilizados somente para operações aéreas, devido ao seu intenso treinamento e sua habilidade de conseguirem se disfarçar na multidão, eles também são empregados em visitas presidenciais ou em grandes eventos como o Super Bowl.
     Algumas polêmicas ainda atingem os Air Marshal devido a alguns incidentes entre eles o de Rigoberto Alpizar, além disso, muitos questionam a efetividade do programa devido a relação entre o custo do programa e o número de prisões, que segundo o congressista John J. Duncan, chega a ser de 200 milhões de dólares por cada prisão.
     Outros países como a Austrália, Áustria, Canada, Índia e Reino Unido também possuem programas parecidos com o dos Estados Unidos.
     Mais informaćões podem ser obtidas diretamente no site oficial do programa Federal Air Marshal: http://www.tsa.gov/about-tsa/office-law-enforcement

Pablo Viégas
Equipe Segurança da Aviação Civil

Fontes:
HowStuffWorks Brasil
http://www.tsa.gov/about-tsa/office-law-enforcement

Sem comentários:

Enviar um comentário