quinta-feira, 17 de outubro de 2013

RELPREV: É MELHOR PREVENIR DO QUE REMEDIAR...

Uma dos recursos fundamentais com que contamos em matéria de prevenção chama-se Relatório de Prevenção (RELPREV), que é o documento formal destinado ao relato voluntário de uma situação potencial de risco para a segurança operacional, podendo ser anônimo ou não, permitindo à autoridade competente tomar conhecimento dessa situação e adotar as medidas corretivas adequadas que possam eliminar ou mitigar a condição de risco.
O foco é a prevenção de acidentes sem a finalidade de atribuir culpa ou responsabilidade.
É a ferramenta indispensável para a Segurança de Voo e a alma da prevenção.

Quando devo preencher um RELPREV?
O relatório deverá ser preenchido, dentre outras situações, nos seguintes casos:
  1. Quase colisão em voo
  2. Incidentes fisiológicos com os tripulantes
  3. Previsões meteorológicas incorretas
  4. Apoio deficiente de infraestrutura
  5. Controle de tráfego incorreto ou impróprio
  6. Deficiência nos programas de instrução ou treinamento
  7. Manutenção deficiente das aeronaves
  8. Deficiência nas publicações
  9. Deficiência nos auxílios à navegação

Toda organização ou empresa deve adotar mecanismos para facilitar o preenchimento do RELPREV, ou seja, o usuário deverá contar com facilidades para o relato da situação de Perigo.
Em continuação dispomos  do modelo de planilha de relatório, a mesma poderá ser encontrada na página web do CENIPA www.cenipa.aer.mil.br/cenipa/paginas/dpc/RELPREV.pdf, nas salas AIS, nas organizações e empresas.


Nota: No campo "SITUAÇÃO" você poderá relatar o PERIGO, que é toda condição real ou potencial que possa resultar em um acidente aeronáutico.

Estudos demostram que A CADA 300 SITUAÇÕES DE PERIGO, ACONTECEM 29 INCIDENTES E 1 ACIDENTE. Temos a OBRIGAÇÃO de relatar todas as situações de perigo, desse jeito evitaremos que progridam para incidentes e para o tão indesejado acidente.

Para finalizar gostaria de relembrar  o Artigo 87 do Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA):
A PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS É DA RESPONSABILIDADE DE TODAS AS PESSOAS, NATURAIS OU JURÍDICAS, ENVOLVIDAS COM A FABRICAÇÃO, MANUTENÇÃO, OPERAÇÃO E CIRCULAÇÃO DE AERONAVES.”


VOE COM SEGURANÇA!


Flavio Moreno
Equipe Segurança da Aviação Civil



Fontes:
-Anotações da aula de Segurança de Voo I, Universidade Estácio de Sá.
-Anotações do Estágio de Padronização de Agentes de Segurança de Aviação (ASAV) e Supervisor de Segurança de Aviação (SUPSAV). Comando da Força de Superfície, Marinha do Brasil.
-Site www.cenipa.aer.mil.br.


3 comentários:

  1. É bem interessante este assunto. Frequentei lugares onde os formulários de RELPREV são os mesmos a mais de 10 anos. A folha chega a ficar amarela de tão velha naquelas caixas que ficam próximo a porta do hangar. Aí você para pra analisar quantos voos que uma empresa faz pela quantidade de RELPREV que não existem. Pela lógica, quando acontece um acidente, esqueceu-se ou não foram relatados 300 situações de perigo. Só acho que a lógica para acidentes não faz muito sentido. Quanto mais informação melhor. E simplesmente temos uma cultura de segurança medíocre por aí. Um tópico interessante para este blog seria: "Por que as pessoas não utilizam ferramentas de relatos ( RELPREV ou RAC)?" ou/e “Como criar incentivos para que as pessoas relatem?”. Pelo pouco que trabalhei com este assunto, percebo que as pessoas não sabem o que escrever de Perigo. Creio que demonstrar como o relato deve ser usado e preenchido seja importante. Abraço!

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    1. Daniel o que você descreve corrobora com o lamentável fato de que cada vez se relatam menos situações de perigo, o que com certeza tem relação direta com o aumento de acidentes que estamos vivenciando nos últimos anos. O objetivo do blog é facilitar a mudança dessa cultura de segurança, levando às pessoas o conhecimento sobre temas sensíveis, aumentando assim a consciência situacional para diminuir a ocorrência de incidentes/acidentes.
      Anotamos os tópicos que você nos recomendou e os desenvolveremos em futuras publicações.
      Muito obrigado pelo seu comentário e contribuição. Abraço!

      Equipe Segurança da Aviação Civil

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  2. GOSTARIA DE RECLAMAR DO TELEFONE DE PLANOS DE VOO DE CPN. JÁ É A SEGUNDA VEZ QUE SOU MALTRATADO PELO OPERADOR LUCENA NO TEL (19)3725-5049. NESTA SEGUNDA VEZ NO DIA 22/12/2013 AS 20:35 HORÁRIO LOCAL OU 22:35 HORÁRIO ZULU, EU ESTAVA PASSANDO O PLN DE VOO DE MINHA CASA E MEUS FILHOS ENTRARAM NO AMBIENTE E COMUMENTE FIZERAM ALGUNS BARULHOS NÃO DEIXANDO EU ESCUTAR 3 PERGUNTAS DO OPERADOR, NA MESMA HORA ELE DISSE QUE IRIA PARAR O PLN DE VOO E PEDIU QUE QUANDO EU ENTRASSE EM CONTATO PARA FAZER UM PLN DE VOO QUE NÃO ERA PARA LIGAR DE QUALQUER LUGAR E COM ESSA BALBURDIA. EU ACHO UM ABSURDO PESSOAS DESSE TIPO CONTINUAREM TRABALHANDO NUM AMBIENTE DESTES. ALIÁS PARECE QUE ELE REALMENTE NÃO GOSTA DO QUE FAZ. ACABEI DE ABRIR UM RELPREV NO DECEA, NÃO SEI SE ISSO VAI FUNCIONAR, MAS É BEM COMPLICADO VOCÊ SAIR DE UMA SITUAÇÃO DESSA E IR DIRETO VOAR, EU ACREDITO QUE ISSO TAMBÉM FAZ PARTE DA SEGURANÇA DE VOO. SÓ UM DESABAFO.....

    OBRIGADO

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