segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Acorde, Fadiga Mata!!

 

A lista de acidentes ou graves incidentes em que a fadiga de pilotos ou controladores foi identificada como principal causa é grande. Mesmo em casos em que a fadiga não é apontada como principal causa, constantemente é apontada como fator contribuinte que afeta a capacidade de reação da tripulação em determinada situação. Causas mais comuns da Fadiga: Poucas horas de sono. Distúrbios durante o sono. Interrupção do ritmo circadiano. Stress mental ou emocional (problemas de família, ansiedade ou stress pre check). Excesso de esforço físico (exercícios pesados). Problemas de saúde, incluindo uma dieta pobre e desidratação.
Especificamente em pilotos, poderá ser agravada por: Pilotos começam o dia normalmente de 2 a 3 horas mais cedo do que as outras pessoas, para se apresentar a tempo para o voo.Temos como agravante morar mais afastado da base ou ter que voar para uma base diferente da sua para início da jornada. Algumas vezes os pilotos terão uma parada para pernoite em um aeroporto, é comum passar o tempo assistindo TV, checando emails ou conversando com velhos amigos, mas isso deve ser dosado para não se perder as horas de sono necessárias antes da próxima jornada. Jet-lag: durante os voos longos, jet-lag poderá ser um grande problema quando se trata de fadiga dos pilotos. É importante os operadores darem tempo suficiente para que os pilotos se ajustem ao jet-lag e retomem o ciclo circadiano sem sequelas ou stress. Voo noturno: durante o voo noturno, temos como agravantes da fadiga, a quebra do equilíbrio natural do ritmo circadiano, especialmente para pilotos com escalas constantes em voos noturnos. Tarefas Monótonas: pilotos que voam a mesma aeronave, nas mesmas rotas, para os mesmos aeroportos constantemente, são propensos a "fadiga tédio". Principais Sintomas da Fadiga: Adormecer. Bocejo. Pobre acuidade visual (dificuldade de reconhecer dois pontos muito próximos). Sentir-se "lento" ou "sonolento". Diminuição no tempo de reação. Diminuição da concentração. Principais Efeitos da Fadiga: Falta de Motivação. Fraco desempenho nas tarefas. Esquecimento. Pobre julgamento. Diminuição nas habilidades de tomada de decisão, incluindo tomada de decisões precipitadas ou falta de tomada de decisão como um todo. O risco máximo de fadiga para um piloto é um acidente aéreo com potenciais vítimas, como já ocorrido diversas vezes no passado. Veremos uma lista deles. A fadiga é um importante problema para as tripulações de todo o mundo. Os órgãos regulamentadores e operadores do mundo inteiro devem caminhar para mitigar os riscos causados pela fadiga com programas educacionais, programas de gerenciamento de fadiga e mudanças nos regulamentos que visam as limitações de horas de voo. Infelizmente, na prática não é isso o que acontece. Mas acima de tudo é de extrema importância que cada integrante da tripulação se auto avalie constantemente para que os riscos sejam mitigados. Acidentes causados por fadiga (principal causa ou fator contribuinte): 1993 Kalitta International, DC-8-61F, Guantanamo Bay; 1994 Air Algerie, 737-200F Coventry, UK;
1997 Korean Air, 747-300, Guam;
1999 American Airlines, MD-82, Little Rock, USA; 2001 Crossair, BAe146 at Zurich, Switzerland; 2002 AgcoCorp, Challenger 604, Birmingham, UK; 2004 MK Airlines, 747-200F, Halifax; 2004 Corporate Airlines, BAeJetstream31, Kirksville, USA; 2004 Med Air, Learjet35A, San Bernadino, California; 2005 Loganair, B-N Islander, Machrihanish, UK; ... e alista continua: 2006, 27 de Agosto, Comair, CRJ100, Lexington KY (fadiga tanto do controlador quanto dos pilotos) 2007, 25 de Junho, Cathay Pacific 747F, colisão em solo em Stocolmo Arlanda. Investigadores suecos apontaram fadiga da tripulaçao como fator contribuinte. (Tripulação acordada entre 18-20hrs); 2007, 28 de Outubro, JetX, 737-800TF-JXF, grave runway excursion em Keflavik, Islândia; 2009, 12 de Fevereiro, Colgan, Dash8-Q400 em Buffalo, USA, fadiga dos 2 pilotos, 50 mortes; 2010, 22 de Maio, Air India Express, Boeing 737-800, Mangalore, India, Capitão dormiu a maior parte do voo, acordou pouco antes do pouso e não foi possível evitar a morte de 158 pessoas. André Phelipe Lima Fonte: aviation.about.com dead-tired.eu

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