"Armed" For Safety (Emergency Locator Transmitter issues)
O PROBLEMA
O NSTB reforça que o ELT é um equipamento de
fundamental importância para a rapidez no auxilio as operações de busca e salvamento,
seu correto funcionamento pode salvar vidas de pilotos, passageiros e minimizar
os riscos que estão sujeito as equipes de busca e salvamento durante as
operações.
O Alerta também aponta que aproximadamente 180000
aeronaves da aviação geral estão equipadas com ELTs que transmitem em 121.5 MHz, que são menos
eficazes que os que transmitem em 406 MHz. Apenas 38000 são equipados com
transmissores de 406MHz.
ACIDENTES
NTSB identificou que em muitos
acidentes que foram investigados, alguns ELTs não estavam armados, os mesmos se encontravam na posição ¨off¨,
também foram encontrados ELTs destacados das aeronaves, o que os tornavam
inoperantes, atrasando as operações SAR, custando a vida de tripulantes,
passageiros e expondo à riscos as equipes de resgate.
O Alerta cita 3 acidentes como
exemplo em que o o ELT não funcionou corretamente.
O QUE PODE SER FEITO POR PILOTOS, PROPRIETÁRIOS E EQUIPE DE MANUTENÇÃO PARA MINIMIZAR OS ERROS?
- Assegurar que o ELT esteja apropriadamente instalado e armado na aeronave.
- Seguir corretamente as recomendações do fabricante.
- Assegurar uma correta fixação.
- Lembrar que ELTs fixados nas aeronaves por fixadores que em seu mecanismo utilizem Velcro estão suscetíveis a folgas e desalinhamentos durante a instalação e inspeção. Além disso, as tiras de retenção podem degradar com o tempo, devido ao desgaste, vibração, temperatura ou contaminação. Não contendo assim adequadamente o ELT durante um acidente.
- Considerar o uso do 406-MHz-ELT, que o NTSB recomenda ser mandatório devido a maior eficácia e capacidade de fornecimento da identificação da aeronave, assim como outras informações.
VOE COM SEGURANÇA!
André Phelipe Lima
Equipe Segurança da Aviação Civil
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