Simultaneamente com o Safety Alert
“Armed for safety: Emergency Locator Transimtters (SA-030)” foram publicados
pelo NTSB no final de dezembro de 2013 outros 4 voltados para
aviação geral. Este é apenas um resumo de cada um deles para que possamos incorporar medidas que garantam uma aviação mais segura.
É de grande importância que pilotos, proprietários de aeronaves e mecânicos leiam com muita atenção estes alertas voltados para a aviação geral e possam incorporar novas práticas no dia a dia, são eles:
Este é apenas um resumo, e cabe ressaltar que a leitura do Safety Alert original assim como os acidentes relacionados é de extrema importância.
All Secure, All Clear (SA-026)
Be vigilant regarding accountability and security of items
O PROBLEMA
Itens esquecidos e soltos de forma insegura no interior das aeronaves podem causar acidentes ou incidentes conforme se movem durante o voo. Estes itens incluem: ferramentas utilizadas na aeronave antes do voo, GPS, pranchetas, antenas, dispositivos eletrônicos portáteis, casacos, bagagem de mão e etc.
ACIDENTES RELACIONADOS
O NTSB relata que investigou inúmeros acidentes envolvendo itens esquecidos ou inseguros no interior das aeronaves, relata alguns acidentes que poderiam ser evitados se fossem tomados os devidos cuidados,
O QUE OS PILOTOS PODEM FAZER?
- Inspecionar a aeronave em busca de ferramentas deixadas indevidamente no seu interior antes da decolagem.
- Lembre-se que mesmo pilotos e técnicos de manutenção experientes podem cometer falhas. Caso a aeronave tenha passado por manutenção recentemente, este item é ainda mais importante.
- Faça um inventário dos itens do cockpit antes da decolagem, incluindo quantidade de equipamentos eletrônicos portáteis, GPS e antenas a bordo da aeronave com a finalidade de garantir que eles estarão seguros durante todo o voo.
- Incorpore estes checks ao seu check pre-voo.
- Alerte os passageiros durante o briefing para que todos saibam a importância de manter aparelhos eletrônicos portáteis e outros itens pessoais de forma segura no interior da aeronave.
Check Your Restraints (SA-027)
Carefully follow restraint system maintenance and
replacement guidance to prevent death and injuries
O PROBLEMA
O sistema de retenção sofre
degradação com o passar do tempo, exposição aos raios UV e repetitivo uso. Embora o sistema de retenção seja
inspecionado anualmente, a degradação da sua capacidade pode ser de difícil
identificação para o proprietário da
aeronave e do pessoal da manutenção.
Algumas aeronaves só são equipadas
com cintos abdominais e não possuem cintos de ombro, o cinto de ombro é fundamental para
impedir que os ocupantes da aeronave não sofram um maior impacto durante um
acidente.
ACIDENTES RELACIONADOS
O NTSB investigou muitos acidentes
em que o sistema de retenção não teve eficácia devido à degradação do mesmo, ou
acidentes em que o cinto de ombro não estava instalado na aeronave.
Em muitos casos os ocupantes
sofreram sérios ferimentos e em alguns casos ferimentos fatais quando o
sistema de retenção falhou ou não foi usado.
Estudos do NSTB e outros, comprovaram uma diminuição do número de lesões e maior taxa de sobrevivência quando os cintos
de ombro são instalados e utilizados.
O safety alert ainda relata 3
acidentes em que a falha ou o não uso do sistema de retenção reduziu
drasticamente as chances de sobrevivência.
O QUE PILOTOS E DONOS DE AERONAVE
PODEM FAZER?
- Saber o histórico do sistema de retenção da sua aeronave.
- Ter o sistema de retenção examinado para garantir que esteja funcionando corretamente.
- Substituir os cintos caso seja necessário.
O QUE TÉCNICOS DE MANUTENÇÃO PODEM
FAZER?
- Identificar os sinais, cortes, bordas desgastadas ou danificadas, costuras danificadas , fios partidos e/ou qualquer desgaste excessivo – apontando assim que o sistema de retenção não atende aos padrões desejáveis.
- Informar aos proprietários das opções disponíveis para substituir os sistemas de retenção em suas aeronaves.
- Incentivar os proprietários de aeronaves que não sejam equipadas com cintos de ombro para instalá-los.
- Saiba que as aeronaves utilizadas para operações agrícolas sofrem tensões adicionais e fatores ambientais que podem resultar em um maior desgaste ao longo do tempo.
Proper Use of Fiber or Nylon Self-Locking Nuts (SA-028)
Inspecting nuts for age and condition and properly
installing nuts is critical to ensuring tight connections
O PROBLEMA
installing nuts is critical to ensuring tight connections
O PROBLEMA
Alguns pilotos e equipes de manutenção não estão inspecionando ou instalando corretamente porcas auto travantes com anéis de nylon ou fibra, que fornecem conexões mais firmes e seguras e que não soltam sob vibração.
Mas a capacidade de fornecer conexões firmes e seguras, mesmo usando porcas auto travantes com anéis de nylon ou fibra, degrada com o uso.
ACIDENTES RELACIONADOS
O Alerta aponta que infelizmente cada novo acidente tem notáveis semelhanças com os anteriores. Indicando assim que as lições de tais tragédias não foram aprendidas por pilotos e mecânicos, o poderia ajudá-los a evitar a cometer os mesmos erros.
O Alerta continua relatando 5 acidentes relacionados que poderiam ter sido evitados caso fossem tomadas as devidas ações preventivas.
O QUE PILOTOS E TÉCNICOS DE MANUTENÇÃO PODEM FAZER?
- Cumprir com as instruções no manual de manutenção aplicáveis da aeronave ou da Federal Aviation Administration Advisory Circular 43.13-1B, chapter 7, section 4 se não há nenhuma informação sobre a reutilização da porca no manual.
- Confirme se o equipamento especificado está instalado corretamente.
- Certifique-se de que a força adequada é necessária para girar a porca no parafuso.
- Esteja ciente de que a ligação e a montagem podem produzir uma falsa indicação de eficácia da porca.
- Jogue fora uma porca que possa ser girada à mão.
Engine Power Loss Due to Carburetor Icing (SA-029)
Recognizing weather conditions and applying simple procedures can
prevent avoidable accidents
O PROBLEMA
De acordo com os dados de acidentes
do NTSB de 2000 até 2011, gelo no carburador foi a causa ou fator contribuinte
em 250 acidentes. Dados do NTSB apontam que na aviação geral norte americana em
média 2 pessoas morrem por ano em que situações em que gelo no carburador
causou ou contribuiu diretamente para o acidente.
As evidências destes acidentes
mostram que alguns pilotos:
- Não reconheceram condições meteorológicas favoráveis à formação de gelo no carburador e ERRONEAMENTE ACREDITAM QUE SITUAÇÕES DE GELO NO CARBURADOR OCORRE SOMENTE EM TEPERATURAS BAIXAS OU TEMPO ÚMIDO.
- Não usam o carburator heat de acordo com os procedimentos aprovados e corretos para prevenir a formação de gelo.
- Não reconhecem com rapidez situações de gelo no carburador e não agem de acordo.
O Alerta continua e relata dois
acidentes envolvendo situações de formação de gelo que poderiam ter sido evitados caso
fosse usado o carburator heat.
O QUE OS PILOTOS PODEM FAZER?
- Checar a temperatura, o ponto de orvalho para o seu voo e identificar se existem condições favoráveis à formação de gelo no carburador.
- Lembre-se que gelo no carburador pode o ocorrer em temperaturas de 90°F (32.2°C) ou em umidade relativa do ar abaixo de 35%.
- Consulte o manual de voo da aeronave aprovado ou manual operacional para garantir que você está usando o carburator heat de acordo com os procedimentos aprovados e realizando corretamente as seguintes ações:
- Check se o carburator heat está funcionando antes do voo
- Use o carburator heat para prevenir a formção de gelo quando operar em condições em que a formação de gelo seja provável.
- Considere a instalação de um indicador de temperatura do carburador.
- Lembre-se que motores que utilizam gasolina automotiva estão mais suscetíveis à formação de gelo no carburador do que os que utilizam avgas.
VOE COM SEGURANÇA!
André Phelipe Lima
Equipe Segurança da Aviação Civil
Sem comentários:
Enviar um comentário