ÁUDIO DAS TRANSMISSÕES DO VOO KFS-66 DE 26 DE JULHO DE 2008
PERIGOSOS SINTOMAS DA HIPOXIA
Uma aeronave da empresa Kalitta Flying Service um
Learjet 25, efetuando o voo KFS-66 de Manassas, Virginia-EUA para o aeroporto
de Detroit Willow Run, também conhecido como Ypsilanti Airport, Michigan- EUA,
estava em rota aproximadamente no FL320 quando efetuou contato com o
controlador de tráfego aéreo Jay McCombs de Cleveland. O controlador percebeu
que o microfone do KFS-66 estava continuamente aberto. Com vários alarmes
sonoros soando ao fundo, a tripulação declarou emergência com uma
pronúncia lenta e palavras embaralhadas,
afirmando de que estava incapaz de manter altitude, velocidade e heading.
Enquanto o controlador Jay McCombs tentava
entender o que estava acontecendo com a ajuda de um segundo piloto que estava
em outra aeronave, sua colega Stephanie Bevins começou a ouvir a mesma
frequência e identificou que a tripulação sofria de severa hipóxia. A
aeronave desceu para 11000 ft, onde a tripulação do Learjet se recuperou e
voltou a responder normalmente, confirmando assim que realmente se tratava de
um caso extremo de hipóxia.
A aeronave continuou o voo para o aeroporto de
Detroit Willow Run, onde a aeronave pousou com segurança.
A National Air Traffic Controllers Association
NATCA premiou os controladores Jay McCombs e Sephanie Bevins, relatórios
apontaram que o first officer movia o braço de forma inconsciente e
violenta, pressionando os controles e consequentemente desengatando o
autopilot, por esse motivo o comandante teve que voar a aeronave manualmente
enquanto também sofria dos sintomas da severa hipóxia. Diante das circunstâncias, o
evento envolvendo o incidente foi escolhido como fonte de ensino auxiliar no Instituto de
Medicina Aeroespacial Civil, em Oklahoma City.
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André Phelipe Lima
Equipe Segurança da Aviação Civil
Fonte: avherald.com
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