ACIDENTE: LAM E190 Botswana/Namíbia 29Nov de 2013, comandante colidiu a aeronave contra o solo intencionalmente.
O site The Aviation Herald divulgou no dia 08 de Janeiro de 2014 informações do relatório preliminar fornecido pelas autoridades responsáveis pela investigação na Namíbia.
O Relatório preliminar atesta que estavam a bordo da aeronave 28 passageiros e 6 tripulantes que estava em rota no FL380 em contato com o controle de tráfego aéreo de Gaborone. Informações Radar mostram que após passar o ponto de reporte mandatório EXEDU (posição S18.9333 E22.4666, 55.7nm sul do local do acidente) em Gaborone, a aeronave "iniciou uma súbita descida" do FL380. Contato radar e radio foram perdidos.
O Relatório afirma:
1. A aeronave estava operando em condições normais e nenhuma falha mecânica foi detectada.
2. Minutos antes do acidente, o F/O(first officer) deixou o cockpit para ir ao banheiro, permanecendo assim apenas o comandante no interior do cockpit.
3. A altitude foi selecionada manualmente por três vezes de 38000ft até a final 592ft (abaixo da elevação do solo).
4. O Auto Throttle foi reconectado manualmente e o trhrottle level automaticamente retardado e colocado na posição idle.
5. A velocidade foi selecionada manualmente diversas vezes até o fim e permaneceu próxima a Vmo (velocidade limite máxima de operação).
6. A manete do speed brake foi posicionada para abrir os spoiler panels e permanecer nessa posição até o fim da gravação.
7. Durante todas essas ações foram ouvidas repitas batidas e sons que indicam chamadas por outra pessoa na tentativa de entrar no cockpit.
Conclusão:
Todas ações observadas desde as gravações requerem conhecimento dos sistemas automaticos da aeronave assim como toda a descida foi executado com o auto pilot engatado. Isto demonstra um claro objetivo. A razão para todas essas ações ainda é desconhecida e a investigação ainda está em curso.
André Phelipe Lima
Equipe Segurança da Aviação Civil
FONTE: avherald.com
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