De acordo com o que se pode observar no gráfico
anexo de Acidentes no Brasil da Aviação Civil Brasileira do ano 2003 ao
2013, conclui-se que:
1)- O ano 2005 foi o ano com menor
numero de acidente no Brasil;
2)- Existe uma tendência de
aumento do numero de acidentes a partir do ano 2005 (58) com o índice máximo no
ano 2012 (178);
3)- O numero de acidentes em 2012
representa 154% a mais se comparado com o ano 2003 (fato que não se deve ao
aumento da frota no pais, que em 2003 era de 9908 aeronaves e em 2012 era de
14626 aeronaves), com um crescimento de 48% da frota nesses anos, fazendo um
analise superficial o índice de acidente deveria ter ficado com um aumento em
torno do 50% e não acima do triplo;
4)- No período compreendido entre
2010 e 2012 o numero de acidentes incrementou-se em 63%;
5)- Até o 31 de julho do presente
ano já foram registrados 103 acidentes no Brasil o que indica que fecharemos o ano superando os 178
acontecidos no ano passado, marcando dessa forma, o ano com o total de
acidentes mais alto da última década;
No que se refere ao segmento de operação,
a Aviação Geral detém 43,2%, sendo quem mais influencia no total de acidentes, seguida por Instrução com 17,8%, Táxi Aéreo com 15,5% e Aviação Agrícola com
13,9%,
totalizando entre os quatro segmentos 90,4% dos acidentes acontecidos.
A partir da análise anteriormente
feita conclui-se pela necessidade URGENTE de tomar medidas que visem à
diminuição, no curto e longo prazo, de acidentes na Aviação Civil no Brasil, como
também, a intensificação das atividades que visam à prevenção.
Deveríamos encontrar a resposta da seguinte
pergunta: o que era feito até o ano 2005 que permitia a diminuição dos
acidentes? Ou então, o que deixou de ser feito a partir desse ano?
Estudando e conhecendo os fatores contribuintes,
dever-se-ia aplicar metodologias estruturadas de melhora, de modo a garantir o
sucesso das medidas introduzidas e o conseguinte aumento da Segurança de Voo.
Outra boa ação a adotar seria o aprofundamento e a
implementação das melhores práticas de outros países com taxas de acidentes
menores às nossas.
Desde a página Segurança da
Aviação Civil, apresentamos através das publicações, informações que pretendem
aumentar a consciência situacional dos leitores, aportando assim ao
fortalecimento da segurança nas operações e à consequente diminuição dos
acidentes no Brasil.
Flavio Moreno
Fontes:
- Mariana Sá Barreto dos Santos. Evolução da frota Brasileira de aeronaves da Aviação Geral. Trabalho de graduação, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, 2003.
- Site do CENIPA. Estatística, Aviação Civil Brasileira, dados processados até 31 de julho de 2013. Consultado o dia 29 de novembro de 2013, às 18:00 hs.
- Site da ANAC. Aeronaves, Frota Brasileira-Estatística. Consultado o dia 29 de novembro de 2013, às 19:30 hs.
- Site do CENIPA.
Estatística, Panorama Geral. Consultado o dia 29 de novembro de 2013, às
18:30 hs.
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