F.O.D é o dano causado a um ou mais componentes de uma aeronave devido
ao fato da mesma entrar em contato com algum objeto estranho ao meio que ela
opera, basicamente, algo que não deveria estar lá.
Mas afinal, porque ele é tão perigoso? Pois o mesmo pode gerar danos gravíssimos
aos componentes da aeronave, o que pode vir a acarretar lesões graves ou até
mesmo a morta de tripulantes e/ou passageiro, além dos prejuízos financeiros
para o reparo do mesmo.
Nessa primeira parte vamos analisar o F.O.D de pista, que leva-nos a ter
que pensar sobre como funcionam os motores das aeronaves, quando os mesmos são
acionados eles sugam grandes quantidades de ar, esse fluxo intenso de ar acaba levando
para a aeronave os objetos estranhos, devido a velocidade que esses objetos
atingem a aeronave eles causam um grande estrago a mesma, principalmente nos
motores.
Como já foi dito a prevenção é a melhor forma de evitar os acidentes, e
com o F.O.D de pista não seria diferente, mais afinal, quais são as formas de
evita-lo?
1 –
Conscientização de todos os envolvidos sobre os danos causados pelo F.O.D de
pista
2 -
Varreduras da pista devem ser realizadas no Mínimo uma vez por dia afim de
retirar os objetos da mesma
3 – Deixar
caixas em lugares estratégicos de forma destacada a fim de recolher os objetos
encontrados na pista
4 - Expor
de alguma forma os objetos encontrados para elevar a consciência situacional
dos envolvidos
5 –
Identificar a origem do objeto e desenvolver meios para acabar com a mesma
A segurança
na aviação necessita da atenção e ajuda de todos os envolvidos. Encerro essa
primeira parte do artigo sobre o F.O.D com algumas imagens dos danos que podem
ser causados pelo mesmo, além de alguns exemplos de objetos encontrados.
O Concorde 4590 da Air France é o caso mais conhecido de acidente devido à objetos estranhos. Ocorreu em 25 de julho de 2000.
Um contêiner sugado por um boeing 757 da delta airlines.
Exemplos de objetos encontrados e que podem causar danos as aeronaves.
Exemplo de caixa para recolhimentos dos objetos encontrados durante as inspeções de pista.
Exemplo de inspeção.
Não perca a segunda parte sobre F.O.D onde será abordado o dano causado por objetos estranhos esquecidos durante a manutenção.
Caso tenha gostado do post divulgue para seus amigos.
Pablo Viégas.
Fonte:
Anotações da aula de Segurança de Voo I, Universidade Estácio de Sá.
Gostei! ótima explicação.
ResponderEliminarBom dia. Ministro treinamento de operação de motores (RUN UP e em um treinamentos que ministrei para FAB, um oficial me info que tinha informaçao que a definição de F.O.D. havia sido modificada para Foreign Object Debris. Gostaria de saber se tal info procede.
ResponderEliminarBom dia! Fiz a dois meses o curso básico de prevenção a acidentes aeronáuticos- CBPAA ministrado pelo CENIPA, sendo que não foi passado nada relativo a essa mudança no termo FOD.
EliminarÉ muito importantes manter a segurança faz parte do meu pensamento; prevenir no presente e no futuro. Gostei deste exercício de fiscalização das pistas e áreas do aeroporto. PARABÉNS de Wilson Felix
ResponderEliminarÓtimo texto
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